25/07/2010

Frei Antônio de Santana Galvão


Frei Galvão, que viveu excepcionais 83 anos para sua época, passava a maior parte do tempo em viagens de peregrinação e atendimento aos necessitados. É provável que ele deve ter caminhado centenas de milhares de quilômetros ao longo de sua vida, uma vez que o transporte na época era precário, geralmente realizado a pé ou, no máximo, em lombo de burro.



A palavra Guaratinguetá, nome da cidade onde nasceu Frei Galvão, vem do Tupi-Guarani e significa "abundância de garças brancas". Mas a cidade que leva este nome deu ao país muito mais do que garças brancas. Além de Frei Galvão, Guaratinguetá foi o berço de outro ilustre personagem: Rodrigues Alves, o primeiro presidente civil da república.


Com apenas 13 anos de idade, o jovem Antonio Galvão iniciou sua vida religiosa sendo enviado a um seminário jesuíta na Vila de Cachoeira na Bahia. Utilizando-se rotas atuais, essa cidade dista exatamente 1575 quilômetros de Guaratinguetá, cidade onde nasceu. Imagine essa distância sendo percorrida por um menino em lombo de burro ou a pé e que deixava para trás, pela primeira vez, toda sua família. Frei Galvão iniciava ai sua missão de fé.


O nome religioso de Frei Antonio de Sant'Ana foi inspirado na padroeira de toda sua família: Santa Ana, bem como em sua devoção à mesma.


Frei Galvão era um homem alto para os padrões da época. Uma exumação de seu corpo realizada durante o processo de beatificação indicou uma altura ao redor de 1,90 metros.


No período da vida de Frei Galvão, diversos acontecimentos históricos importantes ocorreram no Brasil, tais como a mudança de colônia para Império em 1808 e a independência do Brasil de Portugal no ano de seu falecimento em 1822.


A devoção à Frei Galvão iniciou-se já na época em que foi enterrado no mosteiro da Luz, em dezembro de 1822. Os devotos costumavam retirar pequenos pedaços de sua sepultura, de sorte que, em março de 1906, foi necessária a substituição da cobertura por uma peça de mármore que é a mesma encontrada até hoje no local. Como parte do processo de beatificação, em fevereiro de 1991 foi feita a exumação dos restos mortais de Frei Galvão que foram colocados em uma urna mantida no convento.


Frei Galvão teve uma vida Belissima de trabalho, dedicação e amor ao próximo que serve de exemplo para todos nós. Conheça a biografia completa de Frei Galvão através do ebook: Frei Galvão: a vida do primeiro santo nascido no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.