09/10/2011

Círio de Nazaré reúne 2 milhões de pessoas em Belém



 Cerca de 2 milhões de pessoas foram neste domingo às ruas de Belém para participar da procissão do Círio de Nazaré, considerada uma das maiores manifestações católicas do mundo.


Em um balanço preliminar da procissão, a polícia militar do Pará não registrou ocorrências, apesar da grande quantidade de pessoas. A celebração, declarada como patrimônio cultural do Brasil, reuniu devotos de todo o país e do exterior, além de autoridades nacionais, que participaram da eucaristia ministrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

A procissão de 3,6 quilômetros, que acontece sempre no segundo domingo de outubro desde 1793, saiu da Catedral dá Sé, no histórico bairro de Cidade Velha, e chegou após nove horas à praça do Santuário de Nazaré.

Um dos principais símbolos da bicentenária procissão é a corda de 400 metros de extensão que carrega o andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que será exibida em um altar durante 15 dias.

O papa Bento XVI enviou uma mensagem para os fiéis que participaram da procissão, na qual pediu 'que nunca se cansem de implorar e servir ao Reino de Cristo'.

No sábado, no começo das festividades, uma caravana de 15 mil motociclistas, criada em 1990, transportou até a catedral a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que tem 28 centímetros e foi encontrada em 1700 pelo fiel Plácido de Souza. EFE

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/cirio-de-nazare-reune-2-milhoes-de-pessoas-em-belem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.